quinta-feira, 29 de junho de 2017

Reflexão sobre plano de aula



                        


        Hoje irei falar um pouco sobre a experiência de fazer um planejamento de aula,proposta da disciplina de Informática aplicada ao ensino da Matemática. 
        Esse planejamento ampliou meus conhecimentos quanto ao uso de tecnologia para o planejamento até a execução com os estudantes em sala de aula, foi muito interessante.
        Meu grupo formado por mim Franciele e minhas colegas Paula e Alyne tratou de prismas e pirâmides e suas características, nossa atividade utilizou software GeoGebra,além da explicação contar com o material áudio  visual.
        Os demais colegas de nossa turma trouxeram muitas ideias inovadoras para planejarmos nossas futuras aulas e isso foi muito importante, já que seremos futuros professores.
        Participar dessa aula abriu novos horizontes para meus próximos planejamentos e também que é possível sim desenvolvermos aulas mais dinâmicas e que visem o verdadeiro aprendizado dos nossos alunos.
        Quando nos esforçamos e nos atualizamos para as novas tecnologias abrimos um grande leque   de possibilidades para nossas aulas. 



            

terça-feira, 27 de junho de 2017

Reflexão sobre pesquisa nas escolas





Hoje vou contar da experiência de visitar as escolas das redes públicas de ensino, como isso me ajudou como futura professora, além de conversar com as profissionais da minha área, a Matemática, e o quanto me incentivaram como futura docente.
Nas escolas que fui (uma da rede municipal de Criciúma e outra estadual) fui muito bem recebida tanto pelos diretores, quanto pelas professoras de Matemática. Pude conhecer as salas de aula e também de informática, que era o foco de minha pesquisa. As salas são amplas, limpas e de fácil acesso, observei que não tem computadores suficientes para todos os alunos, mas não é o motivo para as docentes deixarem de utilizar a sala. No geral as disciplinas que mais usam esse recurso são: História, Artes, Língua Portuguesa e Matemática.
Uma questão levantada pelos diretores e professores é quanto à falta de professor de informática, que foram retirados, ou reduzidos às cargas horárias desses profissionais a fim de obter cortes de gastos. Segundo os diretores eles ajudavam muito no auxílio aos professores, já que muitos não têm tanta prática com os meios tecnológicos, o que me faz enfatizar aqui que deveriam ter cursos de capacitação nesta área para os professores. Vivemos em um mundo onde a tecnologia esta muito em alta e os nossos alunos estão aí, com todos esses aparatos de informações e tecnologias a disposição.







Esse trabalho de pesquisa me ajudou muito a observar as coisas boas e também as dificuldades encontradas nessa profissão, pude compreender a realidade das escolas e da educação de nosso país na atualidade.
                  Os professores têm feito planejamentos de aula com o uso de muitos recursos tecnológicos, segundo eles, isso ajuda muito a construir um vínculo com os estudantes e também a construir o saber, facilitando o aprendizado, além de fazer o conteúdo se tornar mais atrativo.


Não posso deixar de colocar aqui uma fala de incentivo por parte de uma das professoras que tive o prazer de conversar: “Recomendo que erre ao tentar fazer e criar novas atividades, do que erre por não tentar inovar. E que não pare, esteja sempre aberta a mudanças. Outra coisa é que para exercer essa profissão é necessário mais que gostar caso contrário à profissão se tornará um fardo muito pesado. Além disso, lidamos com pessoas, as máquinas são instrumentos usados para alcançarmos objetivos específicos”.
Esta pesquisa me deixou muito feliz quanto essa profissão e que nem tudo esta perdido, devemos dar o nosso melhor em todas as coisas que fazemos e com essa profissão não é diferente, estar atualizado com as tecnologias disponíveis é parte desse processo.