quarta-feira, 29 de março de 2017

Reflexões sobre as gerações


Hoje vamos falar um pouco mais sobre AS GERAÇÕES, farei uma reflexão sobre quais são os tipos de gerações e quais são suas características.
Você já parou pra pensar em qual geração você se encaixa? Vamos ver isso agora!

Antigamente uma geração era definida a cada 25 anos, porém, nos dias de hoje, já não se espera mais um quarto de século para se instaurar uma nova classe genealógica. Atualmente os especialistas apontam que uma nova geração surge a cada 10 anos apenas. Nas empresas, isso implica em pessoas de diferentes idades e costumes vivendo em um mesmo ambiente de trabalho, trocando experiências e gerenciando conflitos em períodos cada vez menores.
Através de estudos e pesquisas feitas foram analisadas as seguintes gerações: Baby Boomers, X, Y, Z e Alpha.

A geração Baby Boomer

A Geração Baby Boomer surgiu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Hoje, estas pessoas estão com mais de 45 anos e se caracterizam por gostarem de um emprego fixo e estável. No trabalho seus valores estão fortemente embasados no tempo de serviço, e preferem ser reconhecidas pela sua experiência à sua capacidade de inovação.
O termo em inglês “Baby Boomer” pode ser traduzido livremente para o português como “explosão de bebês”, fenômeno social ocorrido nos Estados unidos no final da Segunda Guerra, ocasião em que os soldados voltaram para suas casas e conceberam filhos em uma mesma época.


 Faz parte das características desta geração:
São firmes e maduros nas decisões, sofrem pouca influência das marcas durante uma compra, apresenta maior gosto por produtos de qualidade
.

Geração X
Os integrantes da Geração X têm sua data de nascimento localizada, aproximadamente, entre os anos 1960 e 1980. A Geração X é formada pelos filhos da Geração Baby Boomers, formada logo após a Segunda Guerra Mundial e pelos pais da Geração Y.



Entre as principais características dos indivíduos da geração X, encontramos:
- Busca da Individualidade sem a perda da convivência em grupo.
- Maturidade e escolha de produtos de qualidade.
- Ruptura com as gerações anteriores.
- Maior valor a indivíduos do sexo oposto.
- Busca por seus direitos.
- Procura de liberdade.
- viram o surgimento do computador e da internet
- valorizam a estabilidade profissional
- gostam do trabalho e da empresa
- são calmos e fazem planejamentos.



A Geração Y, ao contrário do que muitos pensam, não se refere exatamente a uma legião de adolescentes, mas sim a uma “determinada” geração, nascida entre os anos 1980 e 2000. São os filhos da Geração X e netos dos Baby Boomers.
“Tudo é possível para esses jovens", diz Anderson Sant'Anna, professor de comportamento humano da Fundação Dom Cabral, em entrevista ao portal da revista Galileu. "Eles querem dar sentido à vida, e rápido, enquanto fazem outras dez coisas ao mesmo tempo”, explica o professor.
Este grupo, ávido por informações e novidades a todo o tempo, tornou-se o alvo perfeito para as empresas que ofertam novos serviços tecnológicos. Além disso, a Geração Y tem um ponto de vista diferente da Geração X, que viveu em guerras e épocas de desemprego.
Os "Ys" centram suas preocupações com o meio ambiente e com causas sociais.

Esta geração começou a sentir a falta dos pais, sendo os pais da geração X,  pois os mesmos começaram a trabalhar fora e os filhos passaram a ficar com babás ou em escolas, porém apesar de trabalharem fora os pais são mais atenciosos e carinhosos, isso para compensar a ausência dando aos filhos diversos presentes e mimos.

Apesar da curiosidade e preocupação com a sociedade que estes jovens demonstram, todos nasceram em um período pós-utópico, de crescente modificação de ideologias políticas, existenciais e ao mesmo tempo inseridos em uma cultura de competição e individualismo extremado. Em sua maioria, estes jovens não apresentam a mesma politização da geração de seus pais e, como consomem novidades e informação em larga escala, não conseguem se aprofundar em nenhum assunto. “Consomem milhares de informações com rapidez, porém, esquecem-se de tudo com a mesma velocidade”.

Essa geração possui melhor acesso a educação, pois possuem melhores escolas e cursos a disposição, além de terem acesso a educação a distância.

São caracterizados por serem mais ansiosos, impacientes, intensos, criativos, competentes, curiosos, possuem um alto poder de conhecimento, estão abertos a mudanças, procuram mais oportunidades de serem reconhecidos, não se apegam a empresas, estão sempre conectados, preferem computadores a livros, digitam ao invés de escrever, preferem e-mails a cartas, vivem em redes de relacionamentos, estão sempre em busca de novas tecnologias.

Também são chamados de Millennials por serem a geração da mudança do milênio.

Resumindo as informações, temos:



Falando um pouco sobre as futuras gerações Z e Alpha, também chamados de geração inteligente.

A geração Z são os adolescentes e jovens profissionais que nasceram em um contexto mais globalizado, no qual usufruem da tecnologia desde pequenos. São chamados “nativos digitais” e só entendem a vida com a internet e com as diferentes tecnologias. Por isso, a geração Z sente-se muito à vontade para se relacionar por meio das redes sociais e, na maioria das vezes, prefere este meio de comunicação. Inovação e velocidade são parte da vida deles.

As características e necessidades dessas gerações estão promovendo uma transformação nas estruturas das escolas, das empresas e do formato de trabalho.
Menos hierarquia, ambientes profissionais mais lúdicos, horários mais flexíveis e trabalhos mais colaborativos e remotos são algumas mudanças impostas pelas novas gerações. “Os cursos têm se tornado mais curtos, práticos e focados no mercado de trabalho e na criação de novos serviços que atendam as reais demandas das pessoas. A forma de comunicação também tem se transformado. Hoje, a linguagem mais visual e direta predomina”.



A chamada geração Alpha são as crianças que nasceram depois do ano 2010 – a mais nova geração deste século 21. O termo foi usado pela primeira vez pelo sociólogo australiano Mark McCrindle, em março de 2010, e seu nome tem origem na primeira letra do alfabeto grego, “a”.

A geração Alpha nasceu em um contexto global no qual as novas tecnologias estão bem mais desenvolvidas do que há dez anos. O uso dessas ferramentas tecnológicas, hoje, é diferente, os desafios ambientais são mais preocupantes e a quantidade de informações com as quais lidamos no dia a dia nunca foi tão grande.

Elas se relacionarão de forma menos hierárquica, serão desde cedo criadoras de conteúdo, de produtos e serviços, viverão em um mundo mais interconectado com a “internet das coisas”.

A geração Alpha é um grupo extremamente novo e em pleno desenvolvimento, não havendo ainda modelos de educação bem definidos ou preestabelecidos. A percepção é de que se caminha, cada vez mais, para uma forma de ensino voltada para as necessidades e interesses dos alunos, e menos para o padrão sistematizado e hierárquico de tempos atrás.
Muitas das crianças pequenas de hoje apresentam marcos do desenvolvimento mais precoce do que as gerações anteriores.

Por exemplo, a famosa fase dos “porquês”, quando a criança pergunta sobre todas as coisas, já começa a ser notada por volta dos dois anos e meio de idade ou três, quando costumava surgir aos cinco.

Portanto, as crianças pequenas precisam mais do que nunca de adultos com capacidade de se interessar por elas e de refletir sobre o que elas necessitam; com ética, para ensinar valores importantes e, acima de tudo, capazes de amar e dar carinho em um mundo nunca antes tão complexo.





Hoje em dia podemos visualizar a diferentes gerações em nossas famílias não é mesmo? Através de nossos avós, pais, tios, primos e filhos.
E você faz parte de qual geração?




Fontes:
  









quarta-feira, 8 de março de 2017

Portal Educacional



Falando um pouco sobre a aula de hoje ......

Portais Educacionais 
Mas, o que são portais educacionais? Você já teve acesso a um portal educacional?

 O Portal Educacional é o mais completo portal de educação disponível na Internet. Uma ferramenta tecnológica para instituições da rede particular de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio, educadores, pais e alunos.
Os portais educacionais são aqueles especializados na área da Educação, são ambientes de apoio, de extensão das escolas, de colaboração no processo ensino-aprendizado. Eles têm a função de atender as necessidades de seus visitantes: resolvendo dúvidas, propondo ideias e atividades inovadoras. Estes portais devem primar pela qualidade de seus conteúdos e estarem em constante atualização. Um portal voltado para a Educação tem de se preocupar com o resultado de seu trabalho. Nenhum esforço será válido se não for para promover o aprendizado de seus jovens internautas. Seu comprometimento é com o difundir e estimular o conhecimento.

Na aula de hoje tivemos acesso a alguns portais como:

 Acessando esses portais pude fazer uma comparação entre eles, como eles trazem suas informações e como podemos procurar alguns modelos de aulas e formas de aprimorar nossos conhecimentos quanto professor.


No Portal do Professor temos acesso a sugestões de aulas muito bem elaboradas, cursos e materiais que nos auxiliaram no planejamento de nossas aulas. È um portal que disponibiliza  muitos recursos educativos e materiais para estudo, sendo um portal aberto não necessita ser cadastrados para ter acesso a seus documentos, eu gostei muito e achei muitas ideias boas para aplicação com os estudantes.





  










já nesse portal dia a dia da educação do estado do Paraná encontrei o acesso ao material com muita facilidade, os professores postão seus planejamentos com interrelação as demais disciplinas da educação básica,isso me chamou muita atenção. É um portal gratuito onde todos podem ter acesso a "folhas" como tras no portal,que seriam os planejamentos de aula.Um ponto negativo desse portal é que ele não disponibiliza de outros recursos como cursos ou como na página inicial não tras nenhuma informação sobre o próprio portal.



Já no portal Edumatec é feita uma breve apresentação do portal para que o leitor saiba de como são elaboradas as informações de seus conteúdo, só que apesar disso achei um ponto negativo, pois não consegue chegar ao conteúdo que tinha interesse com facilidade .Achei a forma como é apresentada os seus dispositivos meios confusos.
  

Esses portais são alguns exemplos, porém há outros que podemos utilizar que trás muitos outros conteúdos interessantes, um desses é o portal do Bairro da Juventude onde trás um aparato de informações sobre a escola, seus cursos e suas atividades sociais.

Ter acesso a portais educacionais é muito bom e interessante pois abre novos horizontes de conhecimento para nós como pessoa,estudante e professor.

Abraço até a próxima
.   

 fontes: https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090303133523AAYxiMo
http://www.educacaoliteratura.com.br/index%2089.htm
http://www.bairrodajuventude.org.br/?gclid=Cj0KEQiAgJTGBRDLr5_az_Ouk44BEiQAIxaA4r3Y5aMaqXUMYlFS1gqMVdg39FWUBRqQtD5fqbP9B4MaAmm88P8HAQ#PG23

quarta-feira, 1 de março de 2017

tecnologias educacionais

         Tecnologias Educacionais



Hoje vamos saber um pouco mais sobre o que são essas tecnologias.

A tecnologia educacional é uma área de estudo que se preocupa com o design de oportunidades de ensino e aprendizagem
"A tecnologia educacional é o estudo e prática ética da facilitação do aprendizado e a melhoria da performance através da criação, uso e organização de processos e recursos tecnológicos."

O termo tecnologia educacional remete ao emprego de recursos tecnológicos como ferramenta para aprimorar o ensino. É usar a tecnologia a favor da educação, promovendo mais desenvolvimento socioeducativo e melhor acesso à informação.

O grande aparato que traz inúmeros benefícios sociais e educacionais é o computador. Incorporá-lo aos processos pedagógicos é o que podemos chamar de informática educacional. Com o computador, vem o mundo cheio de possibilidades da internet que, bem utilizada, pode facilitar demais o aprendizado de qualquer conteúdo ou matéria escolar. A internet pode levar o aluno a lugares onde, talvez, ele jamais chegaria, ou não tão rapidamente; propicia o acesso a bibliotecas internacionais, pessoas de outras culturas, outras línguas, ilustrações de mapas, países, vídeos sobre o passado e até sobre o futuro.




Essa dinâmica provoca e estimula o aluno a querer mais. O começo é de emails, chats, pesquisas básicas. Depois, com a ajuda fundamental dos professores, eles podem avançar para jogos educativos, uso de softwares educacionais, redes sociais específicas, salas de aula virtuais. Em escalas superiores, é possível falar em cursos à distância. Não falta opção quando falamos em tecnologias educacionais. Com elas, a curiosidade é aguçada e os caminhos ficam bem mais acessíveis.

Muitas cidades brasileiras, principalmente as grandes capitais, já desfrutam da Tecnologia Educacional para o Ensino Público. Porém, o avanço da tecnologia educacional no Brasil encontra ainda alguns obstáculos como falta de estrutura das escolas, dificuldade no acesso a essas novas tecnologias, e até a falta de preparo de gestores e dos próprios professores.

 A tecnologia educacional não é uma atividade recente se levarmos em conta a inserção de mídias na educação. Desde o começo do registro da palavra escrita, passando ao uso de novas mídias, vemos evidências de discussão sobre o impacto dessas mediações no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente tendemos a associar a tecnologia a artefatos eletrônicos como o computador ou o tablet. No entanto, o uso giz e da lousa, tido como artefatos antiquados (antigamente eram feitas de pedra - ardósia) bem como os livros impressos são tecnologias sofisticadas, largamente utilizadas ao redor do planeta. Um dos grandes desafios para os sistemas de ensino é a reflexão sobre o papel do desenvolvimento tecnológico e seus artefatos e sistema no ambiente educacional, tais como o papel da internet, da televisão e do rádio que funcionam como meios educativos formais ou informais.

A introdução da informática na educação, sob diversos ângulos, é a tecnologia atual que não pode estar ausente da escola. Começa, no Brasil, a haver um investimento significativo em tecnologias de alta velocidade para conectar alunos e professores no ensino presencial e a distância. Desta forma, onde a incentivação das trocas de saberes entre professores e alunos, do diálogo constante onde todos se tornam aprendentes, aproximamonos do proposto por Paulo Freire em toda a sua obra. Para Freire, falar com os educandos é uma forma despretensiosa, mas altamente positiva que tem a professora democrática de dar, em sua escola, sua contribuição para a formação de cidadãos e cidadãs responsáveis e críticos. Algo de que tanto precisamos indispensável ao desenvolvimento de nossa democracia (FREIRE, 1997, p. 56).
A questão da educação com qualidade, a construção do conhecimento na sociedade da informação, a inclusão, a diversidade humana e social, tão enfática em nosso imenso país, as novas concepções do processo de aprendizagem colaborativa, revisão e a atualização do papel e das funções do professor, a formação permanente deste, a compreensão e a utilização das novas tecnologias, visando à aprendizagem dos nossos alunos e não apenas servindo para transmitir informações. Porém fazendo o uso da informática no e para o ensino, para a educação e para a inclusão. Nesse contexto, desenvolver a construção da inteligência coletiva, resgatando os diversos tipos de saberes, proporcionará uma nova forma de ensinar, fomentando um aprendizado dinamizador que transforma paradigmas, dando liberdade para descobrir e criar, contribuindo assim, para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade, (re) construindo uma nova prática pedagógica na educação e (re) organizando o processo ensino/aprendizagem, a fim de se formar uma sociedade que ponha em prática seus pensamentos, idéias e sonho.
Falando de tecnologia educacional não posso deixar de apresentar a vocês leitores a Associação Brasileira de Tecnologia Educacional a ABT.




Além da revista ABT existem outras revistas com muitas informações que são de universidades onde podemos ter acesso através de consultas rápidas no Google.

Podemos dizer que as tecnologias educacionais tem sido um instrumento para a educação tanto para os professores quanto aos alunos, servindo como ferramenta de acesso à educação a distância onde muitos conseguem realizar o sonho de ter uma profissão, além de ser um facilitador de aprendizagem, através do uso dessas tecnologias o ensino torna-se mais prazeroso e menos cansativo.



Além da revista ABT existem outras revistas com muitas informações que são de universidades onde podemos ter acesso através de consultas rápidas no Google.

Podemos dizer que as tecnologias educacionais tem sido um instrumento para a educação tanto para os professores quanto aos alunos, servindo como ferramenta de acesso à educação a distância onde muitos conseguem realizar o sonho de ter uma profissão, além de ser um facilitador de aprendizagem, através do uso dessas tecnologias o ensino torna-se mais prazeroso e menos cansativo.
Além da revista ABT existem outras revistas com muitas informações que são de universidades onde podemos ter acesso através de consultas rápidas no Google.

Podemos dizer que as tecnologias educacionais tem sido um instrumento para a educação tanto para os professores quanto aos alunos, servindo como ferramenta de acesso à educação a distância onde muitos conseguem realizar o sonho de ter uma profissão, além de ser um facilitador de aprendizagem, através do uso dessas tecnologias o ensino torna-se mais prazeroso e menos cansativo.
E você, o que acha do uso dessas tecnologias?  

fontes:
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/tecnologia-educacional-uma-ferramenta-a-favor-do-ensino/71914
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_educacional
https://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/Lindalva-Freitas-Silva.pdf
http://www.abt-br.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=30&Itemid=42

























A tecnologia e suas ferramentas

                         O que é tecnologia ?

A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. Sendo um termo que inclui desde as ferramentas e processos simples, tais como uma colher de madeira e a fermentação da uva, até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo ser humano, tal como a Estação Espacial Internacional e a dessalinização  da água do mar. Frequentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais de nossa sociedade, como o desemprego, a poluição e outras muitas questões ecológica, assim como filosófica e sociológica, já que tecnologia pode ser vista como uma atividade que forma ou modifica a cultura. .
Segundo o dicionário tecnologias são técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana.

Tecnologia surge do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo" é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a partir de tal conhecimento.

A tecnologia tem uma relação com a Ciência que investiga ou estuda o  racional de fenômenos, com o objetivo de descobrir seus princípios entre os elementos do mundo fenomenal ao aplicar técnicas formais como o método científico. As tecnologias
devem satisfazer os requisitos de utilidade, usabilidade e segurança relacionando com a
Engenharia que é o processo de desenhar e criar ferramentas e sistemas para aproveitar fenômenos naturais para usos práticos humanos, normalmente usando resultados e técnicas da ciência. O desenvolvimento da tecnologia pode se aproveitar de muitos campos do conhecimento, incluindo o conhecimento científico, engenharia, matemático, linguístico, e histórico, para alcançar resultados práticos.
A tecnologia é mais antiga do que podemos imaginar, são elas: tecnologias clássicas (agricultura, construção, medicina, transporte e escrita), tecnologias de comunicação (Satélite artificial, Fotografia, Internet), tecnologia elétrica (Eletricidade, Informática, Motor elétrico) tecnologias avançadas (Hidráulica, Raios X, Purificação de água, Micro-ondas etc.). No século XX, alguns campos da tecnologia começaram a se destacar mais do que os outros, como o da tecnologia da informação.
As tecnologias são importantes para o bem-estar e sobrevivência da humanidade envolvendo alimentação, saúde, elétrica etc. As principais diferenças entre elas se dá conforme ao campo de necessidade, a tecnologia clássica está voltada a vida no campo, nas engenharias civil e medicina, já as tecnologias de comunicação está ligada a comunicação virtual e as tecnologias avançadas ligadas as descobertas e invenções do homem relacionadas a química e a física.
A sobrevivência e desenvolvimento da humanidade na Terra só foi possível através do desenvolvimento de técnicas – modos de fazer – e sua transformação em objetos técnicos – tecnologias. Foram elas que permitiram a transformação do espaço e da dinâmica natural do planeta, e, por outro lado, a consequente dominação exercida pelo homem sobre as outras espécies. Com a evolução humana foram abrindo novas necessidades e com isso as tecnologias foram evoluindo trazendo conforto e comodidade.

Hoje em dia, todo mundo sabe que a web é uma poderosa ferramenta para exercer a democracia e garantir seus direitos como cidadão. Redes sociais e outras plataformas digitais vêm sendo usadas há tempos para dar voz àqueles que nunca puderam falar, disseminar culturas alternativas, tornar a educação mais acessível e servir como ponto de encontro para discussões construtivas. A internet também se provou o melhor meio de expressar suas ideias e opiniões, e é justamente por isso que ela vem sofrendo tantas tentativas de censura ao longo dos últimos tempos, especialmente em países politicamente conturbados.
Mesmo sendo tão importante para a vida de qualquer pessoa, apenas um dentre três cidadãos ao redor do mundo tem acesso à web. No Brasil, de acordo com um relatório desenvolvido pela própria ONU, 42% da população está desconectada — e somente 11,5% dos brasileiros possuem banda larga. Nosso país ainda sofre com graves deficiências em sua infraestrutura de telecomunicações, e o alto custo dos planos de dados atualmente oferecidos impedem sua contratação por parte dos menos favorecidos.
A situação é simples: por mais que vejamos infinitas novidades tecnológicas surgindo diariamente ao redor do mundo, poucas delas efetivamente chegam na vida de toda a população brasileira. Os dispositivos móveis, por exemplo, só se popularizaram recentemente, com o lançamento de modelos com um melhor custo-benefício. Mesmo assim, as novas tecnologias continuam longe do cotidiano de indivíduos de classe baixa
.
Podemos afirmar que a tecnologia transforma a vida das pessoas, através de cadeira de rodas que permite subir escadas, luvas que interpretam linguagem de Libras, tecnologias de tráfego aéreo usadas para ajustar ao corpo fixadores externos controlados automaticamente, Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que dão mais autonomia, independência e qualidade de vida a pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida também pensando em contribuir com a alfabetização em braile, foi criado o Blitab, um tablet que permite deficientes visuais navegarem na web e se comunicarem com facilidade, esses são alguns exemplos mas sabemos que o mundo está sempre em evolução, assim, ainda surgirá muitas outras tecnologias que irão melhorar ainda mais a nossa vida.






fontes:

http://blog.locaweb.com.br/dicas/como-a-tecnologia-pode-transformar-positivamente-a-vida-das-pessoas/

|Aos leitores


Boa tarde pessoal!
 A partir de hoje conversaremos mais sobre tecnologias e o seu relacionamento com a educação e o quanto esta pode contribuir no aprendizado de nossos alunos, já que eles estão vivendo nesta era tecnológica onde tudo ao seu redor esta sempre conectado.
Sou acadêmica do curso de Matemática e neste momento estamos estudando informática aplicada ao ensino da Matemática e é nessa disciplina que entendemos mais sobre como a tecnologia pode nos ajudar.
Mas, como as pessoas estão se relacionando com as tecnologias hoje em dia? Como será que os alunos da atualidade vêem o mundo com tantas tecnologias disponíveis?
Encontramos tecnologia em tudo. Você já parou pra observar em sua casa quantas tecnologia tem lá? forno elétrico, forno microondas, televisão, notebook etc, nosso planeta se desenvolveu e junto com ele a tecnologia, como no tempo dos homens da caverna, com o tempo foi desenvolvendo os símbolos, a escrita e por fim a fala ,ou seja a tecnologia esta ligada as nossas necessidades do cotidiano.Para os jovens e adolescentes a tecnologia é a maneira que tem de se comunicar com o mundo e amigos, que estão perto ou longe e de estarem sempre atualizados .
Mas...
O que é tecnologia ?