quarta-feira, 1 de março de 2017

tecnologias educacionais

         Tecnologias Educacionais



Hoje vamos saber um pouco mais sobre o que são essas tecnologias.

A tecnologia educacional é uma área de estudo que se preocupa com o design de oportunidades de ensino e aprendizagem
"A tecnologia educacional é o estudo e prática ética da facilitação do aprendizado e a melhoria da performance através da criação, uso e organização de processos e recursos tecnológicos."

O termo tecnologia educacional remete ao emprego de recursos tecnológicos como ferramenta para aprimorar o ensino. É usar a tecnologia a favor da educação, promovendo mais desenvolvimento socioeducativo e melhor acesso à informação.

O grande aparato que traz inúmeros benefícios sociais e educacionais é o computador. Incorporá-lo aos processos pedagógicos é o que podemos chamar de informática educacional. Com o computador, vem o mundo cheio de possibilidades da internet que, bem utilizada, pode facilitar demais o aprendizado de qualquer conteúdo ou matéria escolar. A internet pode levar o aluno a lugares onde, talvez, ele jamais chegaria, ou não tão rapidamente; propicia o acesso a bibliotecas internacionais, pessoas de outras culturas, outras línguas, ilustrações de mapas, países, vídeos sobre o passado e até sobre o futuro.




Essa dinâmica provoca e estimula o aluno a querer mais. O começo é de emails, chats, pesquisas básicas. Depois, com a ajuda fundamental dos professores, eles podem avançar para jogos educativos, uso de softwares educacionais, redes sociais específicas, salas de aula virtuais. Em escalas superiores, é possível falar em cursos à distância. Não falta opção quando falamos em tecnologias educacionais. Com elas, a curiosidade é aguçada e os caminhos ficam bem mais acessíveis.

Muitas cidades brasileiras, principalmente as grandes capitais, já desfrutam da Tecnologia Educacional para o Ensino Público. Porém, o avanço da tecnologia educacional no Brasil encontra ainda alguns obstáculos como falta de estrutura das escolas, dificuldade no acesso a essas novas tecnologias, e até a falta de preparo de gestores e dos próprios professores.

 A tecnologia educacional não é uma atividade recente se levarmos em conta a inserção de mídias na educação. Desde o começo do registro da palavra escrita, passando ao uso de novas mídias, vemos evidências de discussão sobre o impacto dessas mediações no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente tendemos a associar a tecnologia a artefatos eletrônicos como o computador ou o tablet. No entanto, o uso giz e da lousa, tido como artefatos antiquados (antigamente eram feitas de pedra - ardósia) bem como os livros impressos são tecnologias sofisticadas, largamente utilizadas ao redor do planeta. Um dos grandes desafios para os sistemas de ensino é a reflexão sobre o papel do desenvolvimento tecnológico e seus artefatos e sistema no ambiente educacional, tais como o papel da internet, da televisão e do rádio que funcionam como meios educativos formais ou informais.

A introdução da informática na educação, sob diversos ângulos, é a tecnologia atual que não pode estar ausente da escola. Começa, no Brasil, a haver um investimento significativo em tecnologias de alta velocidade para conectar alunos e professores no ensino presencial e a distância. Desta forma, onde a incentivação das trocas de saberes entre professores e alunos, do diálogo constante onde todos se tornam aprendentes, aproximamonos do proposto por Paulo Freire em toda a sua obra. Para Freire, falar com os educandos é uma forma despretensiosa, mas altamente positiva que tem a professora democrática de dar, em sua escola, sua contribuição para a formação de cidadãos e cidadãs responsáveis e críticos. Algo de que tanto precisamos indispensável ao desenvolvimento de nossa democracia (FREIRE, 1997, p. 56).
A questão da educação com qualidade, a construção do conhecimento na sociedade da informação, a inclusão, a diversidade humana e social, tão enfática em nosso imenso país, as novas concepções do processo de aprendizagem colaborativa, revisão e a atualização do papel e das funções do professor, a formação permanente deste, a compreensão e a utilização das novas tecnologias, visando à aprendizagem dos nossos alunos e não apenas servindo para transmitir informações. Porém fazendo o uso da informática no e para o ensino, para a educação e para a inclusão. Nesse contexto, desenvolver a construção da inteligência coletiva, resgatando os diversos tipos de saberes, proporcionará uma nova forma de ensinar, fomentando um aprendizado dinamizador que transforma paradigmas, dando liberdade para descobrir e criar, contribuindo assim, para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade, (re) construindo uma nova prática pedagógica na educação e (re) organizando o processo ensino/aprendizagem, a fim de se formar uma sociedade que ponha em prática seus pensamentos, idéias e sonho.
Falando de tecnologia educacional não posso deixar de apresentar a vocês leitores a Associação Brasileira de Tecnologia Educacional a ABT.




Além da revista ABT existem outras revistas com muitas informações que são de universidades onde podemos ter acesso através de consultas rápidas no Google.

Podemos dizer que as tecnologias educacionais tem sido um instrumento para a educação tanto para os professores quanto aos alunos, servindo como ferramenta de acesso à educação a distância onde muitos conseguem realizar o sonho de ter uma profissão, além de ser um facilitador de aprendizagem, através do uso dessas tecnologias o ensino torna-se mais prazeroso e menos cansativo.



Além da revista ABT existem outras revistas com muitas informações que são de universidades onde podemos ter acesso através de consultas rápidas no Google.

Podemos dizer que as tecnologias educacionais tem sido um instrumento para a educação tanto para os professores quanto aos alunos, servindo como ferramenta de acesso à educação a distância onde muitos conseguem realizar o sonho de ter uma profissão, além de ser um facilitador de aprendizagem, através do uso dessas tecnologias o ensino torna-se mais prazeroso e menos cansativo.
Além da revista ABT existem outras revistas com muitas informações que são de universidades onde podemos ter acesso através de consultas rápidas no Google.

Podemos dizer que as tecnologias educacionais tem sido um instrumento para a educação tanto para os professores quanto aos alunos, servindo como ferramenta de acesso à educação a distância onde muitos conseguem realizar o sonho de ter uma profissão, além de ser um facilitador de aprendizagem, através do uso dessas tecnologias o ensino torna-se mais prazeroso e menos cansativo.
E você, o que acha do uso dessas tecnologias?  

fontes:
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/tecnologia-educacional-uma-ferramenta-a-favor-do-ensino/71914
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_educacional
https://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/Lindalva-Freitas-Silva.pdf
http://www.abt-br.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=30&Itemid=42

























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