Tecnologias Educacionais
Hoje vamos saber um pouco mais sobre o que são essas tecnologias.
A tecnologia educacional é uma área de
estudo que se preocupa com o design de oportunidades de ensino e aprendizagem
"A tecnologia educacional é o
estudo e prática ética da facilitação do aprendizado e a melhoria da
performance através da criação, uso e organização de processos e recursos
tecnológicos."
O termo tecnologia educacional remete
ao emprego de recursos tecnológicos como ferramenta para aprimorar o ensino. É
usar a tecnologia a favor da educação, promovendo mais desenvolvimento
socioeducativo e melhor acesso à informação.
O grande aparato que traz inúmeros
benefícios sociais e educacionais é o computador. Incorporá-lo aos processos
pedagógicos é o que podemos chamar de informática educacional. Com o
computador, vem o mundo cheio de possibilidades da internet que, bem utilizada,
pode facilitar demais o aprendizado de qualquer conteúdo ou matéria escolar. A
internet pode levar o aluno a lugares onde, talvez, ele jamais chegaria, ou não
tão rapidamente; propicia o acesso a bibliotecas internacionais, pessoas de
outras culturas, outras línguas, ilustrações de mapas, países, vídeos sobre o
passado e até sobre o futuro.
Essa dinâmica provoca e estimula o aluno a querer mais. O começo é
de emails, chats, pesquisas básicas. Depois, com a ajuda fundamental dos
professores, eles podem avançar para jogos educativos, uso de softwares
educacionais, redes sociais específicas, salas de aula virtuais. Em escalas
superiores, é possível falar em cursos à distância. Não falta opção quando
falamos em tecnologias educacionais. Com elas, a curiosidade é aguçada e os
caminhos ficam bem mais acessíveis.
Muitas cidades brasileiras, principalmente as grandes capitais, já
desfrutam da Tecnologia Educacional para o Ensino Público. Porém, o avanço da
tecnologia educacional no Brasil encontra ainda alguns obstáculos como falta de
estrutura das escolas, dificuldade no acesso a essas novas tecnologias, e até a
falta de preparo de gestores e dos próprios professores.
A tecnologia educacional
não é uma atividade recente se levarmos em conta a inserção de mídias na educação.
Desde o começo do registro da palavra escrita, passando ao uso de novas mídias,
vemos evidências de discussão sobre o impacto dessas mediações no processo de
ensino e aprendizagem. Atualmente tendemos a associar a tecnologia a artefatos
eletrônicos como o computador ou o tablet. No entanto, o uso giz e da lousa,
tido como artefatos antiquados (antigamente eram feitas de pedra - ardósia) bem
como os livros impressos são tecnologias sofisticadas, largamente utilizadas ao
redor do planeta. Um dos grandes desafios para os sistemas de ensino é a
reflexão sobre o papel do desenvolvimento tecnológico e seus artefatos e
sistema no ambiente educacional, tais como o papel da internet, da televisão e
do rádio que funcionam como meios educativos formais ou informais.
A introdução da informática na educação, sob diversos ângulos, é a
tecnologia atual que não pode estar ausente da escola. Começa, no Brasil, a
haver um investimento significativo em tecnologias de alta velocidade para
conectar alunos e professores no ensino presencial e a distância. Desta forma,
onde a incentivação das trocas de saberes entre professores e alunos, do
diálogo constante onde todos se tornam aprendentes, aproximamo‐nos
do proposto por Paulo Freire em toda a sua obra. Para Freire, falar com os
educandos é uma forma despretensiosa, mas altamente positiva que tem a
professora democrática de dar, em sua escola, sua contribuição para a formação
de cidadãos e cidadãs responsáveis e críticos. Algo de que tanto precisamos
indispensável ao desenvolvimento de nossa democracia (FREIRE, 1997, p. 56).
A questão da educação com
qualidade, a construção do conhecimento na sociedade da informação, a inclusão,
a diversidade humana e social, tão enfática em nosso imenso país, as novas
concepções do processo de aprendizagem colaborativa, revisão e a atualização do
papel e das funções do professor, a formação permanente deste, a compreensão e
a utilização das novas tecnologias, visando à aprendizagem dos nossos alunos e
não apenas servindo para transmitir informações. Porém fazendo o uso da
informática no e para o ensino, para a educação e para a inclusão. Nesse
contexto, desenvolver a construção da inteligência coletiva, resgatando os
diversos tipos de saberes, proporcionará uma nova forma de ensinar, fomentando
um aprendizado dinamizador que transforma paradigmas, dando liberdade para
descobrir e criar, contribuindo assim, para a formação de cidadãos críticos e
conscientes de seu papel na sociedade, (re) construindo uma nova prática
pedagógica na educação e (re) organizando o processo ensino/aprendizagem, a fim
de se formar uma sociedade que ponha em prática seus pensamentos, idéias e
sonho.
Falando
de tecnologia educacional não posso deixar de apresentar a vocês leitores a
Associação Brasileira de Tecnologia Educacional a ABT.
Além da revista ABT
existem outras revistas com muitas informações que são de universidades onde
podemos ter acesso através de consultas rápidas no Google.
Podemos dizer que as tecnologias
educacionais tem sido um instrumento para a educação tanto para os professores
quanto aos alunos, servindo como ferramenta de acesso à educação a distância
onde muitos conseguem realizar o sonho de ter uma profissão, além de ser um
facilitador de aprendizagem, através do uso dessas tecnologias o ensino
torna-se mais prazeroso e menos cansativo.
Além da revista ABT
existem outras revistas com muitas informações que são de universidades onde
podemos ter acesso através de consultas rápidas no Google.
Podemos dizer que as
tecnologias educacionais tem sido um instrumento para a educação tanto para os
professores quanto aos alunos, servindo como ferramenta de acesso à educação a
distância onde muitos conseguem realizar o sonho de ter uma profissão, além de
ser um facilitador de aprendizagem, através do uso dessas tecnologias o ensino
torna-se mais prazeroso e menos cansativo.
Além da revista ABT
existem outras revistas com muitas informações que são de universidades onde
podemos ter acesso através de consultas rápidas no Google.
Podemos dizer que as
tecnologias educacionais tem sido um instrumento para a educação tanto para os
professores quanto aos alunos, servindo como ferramenta de acesso à educação a
distância onde muitos conseguem realizar o sonho de ter uma profissão, além de
ser um facilitador de aprendizagem, através do uso dessas tecnologias o ensino
torna-se mais prazeroso e menos cansativo.
E você, o que acha do uso
dessas tecnologias?
fontes:
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/tecnologia-educacional-uma-ferramenta-a-favor-do-ensino/71914
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_educacional
https://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/Lindalva-Freitas-Silva.pdf
http://www.abt-br.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=30&Itemid=42
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