quarta-feira, 19 de abril de 2017

artigo Comunicação e Educação: PráticasVertentes




                       Comunicação e Educação: Práticas Vertentes

Esse é um artigo da autora Vânia Valente. Nesse artigo que tive acesso a um trecho, a autora nos faz rever algumas coisas relacionadas a educação e a tecnologia como forma de comunicação, como ambas estabelecem relação entre alunos e professores.

Vânia traz uma reflexão um tanto polêmica na visão de alguns professores, já que nem todos são a favor de tantas ferramentas tecnológicas ao uso didático. Segundo Vânia os alunos hoje em dia estão sempre ligados na rede, em contatos com diversas mídias, ou seja, estão sempre digerindo informações em alta velocidade. Quando chegam na sala de aula que veem o professor tradicional (quadro, giz e livro didática) para eles é como regredir em conhecimento, claro que em alguns casos é indispensável o uso desses materiais.

Fica claro para mim que isso tem um fundo de verdade, já que atualmente estamos sempre envolvidos com muitas tecnologias. Como futura professora vejo que falta em alguns professores vontade de se atualizar ou que podem até afirmar que tecnologia é para os alunos fora da escola.

Nos dias em que vivemos se não nos atualizarmos ficamos para trás e se quisermos chamar a atenção dos jovens estudantes porque não utilizar da tecnologia como forma de nos aproximarmos?  Fazer eles verem que o uso tecnológico serve não somente para ter uma vida virtual, mais para ser como ferramenta de estudo.

É isso que a autora nos faz refletir, criar uma consciência de que é preciso mudar e que encontrar formas de atender as expectativas dos estudantes em relação à escola é de máxima importância.

O professor é um mediador de conhecimento, é o que faz a ligação entre aluno e a escola e para isso deve criar condições de aprendizado.
Isso tudo facilitará o relacionamento com os alunos e consigo mesmo, pois através de aulas mais dinâmicas conquistará a admiração e respeito dos mesmos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário