quarta-feira, 3 de maio de 2017

Recursos Educacionais Abertos


REA

Falando um pouco sobre esse assunto tirado de um capítulo do livro de Andreia Inamorato dos Santos.
O termo original do inglês Open Educational Resources(OER) foi traduzido para o português em 2006 como Recurso Educacional Aberto (REA) e utilizado no aumento de sua participação no ensino superior e ensino informal a distância. Os REA são frequentemente chamados de objetos de aprendizagem ou conteúdo aberto, é definido como um pequeno componente instrucional que pode ser reutilizado em diferentes contextos de aprendizagem tanto por alunos, quanto por professores.

Duas iniciativas feitas em 2011 marcaram o desenvolvimento dos REA, a fundação da Creative Commons que possibilita aos detentores de direitos autorais escolherem de quais direitos desejam abrir mão, permitindo usuários copiarem e compartilharem os recursos livremente. Já a segunda o Consórcio Open Course Ware envolve diversas instituições de ensino em todo mundo que se reuniram em um consórcio para fomentar o movimento REA por meio de produção de conteúdos e aconselhamento sobre políticas, promoção e pesquisa.

Para a Unesco REA são recursos de ensino, aprendizagem e pesquisa que estejam em domínio público, ou que tenham sido disponibilizados com uma licença de propriedade intelectual que permita seu uso e adaptação por terceiros.]

Os REA utilizam dos meios de tecnologias como a internet, ambientes virtuais para seu uso pedagógico.
No Brasil, os REA ainda tem que percorrer um grande caminho para que tenha um impacto significativo sobre o acesso a educação, não só nos grandes centros mais que chegue até as populações carentes,  para isso os setores públicos e privados devem estar envolvidos na discussão e implementação de políticas públicas nacionais específicas relevantes aos REA.

Os Recursos Educacionais Abertos podem ser utilizados como estratégias para:
- Formação de professores e o desenvolvimento pedagógico;
-Permitirem o compartilhamento de boas práticas;
- Oferecer recursos extracurriculares para o estudo individual;
-Recursos tecnológicos digitais para ensino fundamental e ensino médio;
-Os repositórios podem ter o potencial de ajudar alunos com baixo desempenho.

Antes de esses recursos serem conhecidos por REA outras iniciativas como o RIVED (Rede Interativa Virtual de Educação), Portal do Professor e o Banco Internacional de Objetos Educacionais foram configurados como rede virtual de objetos educacionais, em vez de recursos educacionais abertos. São considerados uma iniciativa interessante de conteúdo digital gratuito não licenciado.

Segue algumas das licenças do REA:
CC BYà permite que terceiros distribuam, remexam, adaptem e criem a partir do seu trabalho;
CC BY-ASàpermite que outros adaptem até para fins comerciais desde que atribuam devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos;
CC BY-NDàesta licença permite a redistribuição comercial e não comercial, desde que não seja alterado e o crédito seja atribuído a você;
CC BY-NCàpermite terceiros adaptarem seu trabalho para fins não comerciais, devem ser atribuídos créditos a você porém os usuários não tem de licenciar os trabalhos derivados sob o mesmo termos.
CC BY-NC-SAànessa licença os usuários podem adaptar para fins não comerciais, desde que lhe atribuía créditos e licenciem as novas criações;
CC BY-NC-NDàesta é a mais restritiva das seis licenças principais, só permite que outros façam download dos seus trabalhos e os compartilhem desde que atribuam créditos a você, mas sem poder alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.

Esse recurso é muito bom e de grande valia, pois podemos ter base de como planejar as aulas e também para nos auxiliar em atividades pedagógicas.
O REA também colabora no auxílio pedagógico aos alunos através de jogos educacionais, estimulando assim o aprendizado.

Estes são alguns exemplos  de links de REA para você leitor:

Com um acervo de mais de 123 mil obras e um registro de 18,4 milhões de visitas, o Portal Domínio Público é a maior biblioteca virtual do Brasil (dados de junho de 2009).
Lançado em 2004, o portal oferece acesso de graça a obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação autorizada.

O Portal Dia a Dia Educação é uma ferramenta tecnológica integrada ao site institucional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR). Lançado em 2004 e reestruturado em 2011, essa ferramenta tem o intuito de disponibilizar serviços, informações, recursos didáticos e de apoio para toda a comunidade escolar.





    

Nenhum comentário:

Postar um comentário