quarta-feira, 10 de maio de 2017

REA de Matemática




Na postagem anterior falei um pouco sobre os REA’s e como nos auxiliam no dia a dia.

Fazendo um resgate sobre o que são os REA’s, são recursos educativos que auxiliam tanto professores como estudantes no estudo, porém eles possuem licenças ou restrições quanto ao uso de seus  materiais.

Hoje vou citar dois exemplos de REA voltados para a minha área de formação, a Matemática.
 
O primeiro encontrei no portal PROJETO CONDIGITAL segue o link: http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/matematica/condigital3/sobre.html



Neste portal todos os REA’s tem a mesma licença, que já aparece na página inicial do projeto.  
CC BY NC ND: Esta é a mais restritiva das nossas seis licenças principais, só permitindo que outros façam download dos seus trabalhos e os compartilhem desde que atribuam crédito a você, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.

Já na segunda página do REA escolhido aparece novamente que é um REA licenciado. 



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No primeiro  REA que escolhi fala sobre Análise Combinatória, Fatorial, Arranjo e Combinação ele trás todo um aparato de informações e explicações dos conteúdos, além de sugestões de atividades e de avaliação.



O conteúdo é explicado a partir desse problema: Rafael convida Júlia para almoçar em sua casa e ambos conversam sobre uma refeição saudável. Tudo acontece após assistirem a uma palestra com uma nutricionista que lhes apresenta uma pirâmide alimentar. Na casa de Rafael, ao se depararem com certa variedade de alimentos com os quais pode compor sua refeição, Rafael e Júlia conversam sobre a composição de um “prato” considerado saudável, segundo as orientações da nutricionista. Os amigos, considerando os alimentos feitos pela mãe de Rafael, investigam, então, possibilidades de composições de refeições consideradas saudáveis, utilizando conceitos relacionados à análise combinatória. Por meio da Matemática, eles conseguem determinar o número de possibilidades que têm para compor sua refeição sem precisar pensar em todas as combinações. A partir de cálculos e do estudo realizado os dois conseguem determinar quantas combinações de três alimentos, de um grupo de seis, são possíveis bem como de quantas maneiras diferentes podem escolher dois alimentos de cada grupo da pirâmide alimentar.

O segundo REA escolhido esta no projeto Matemática Multimídia segue o link: http://m3.ime.unicamp.br/
 
Este REA é um experimento que trata de qual é o prisma com maior volume?



Também possui uma licença Creative Commons.

Trás passo a passo como aplicar o experimento e de que forma os alunos aprenderam o conteúdo. Além de trazer toda a montagem do prisma instiga os alunos ao aprendizado do calculo de área, volume e ângulos.






Os REA’s são ferramentas muito úteis, pois nos auxiliam trazendo inovação e dinâmicas que facilitam o aprendizado dos alunos.




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